quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Benefícios da Taioba!

Taioba tem mais vitamina A que a cenoura


A taioba, uma hortaliça utilizada em saladas e refogados é uma folha originária da América Central e que, aqui no Brasil, é um pouco mais popular nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Cultivada há milhares de anos na China e no Egito, a taioba se parece com a couve, mas tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

Pescada de cambucu em crosta de banana-da-terra, pupunha grelhada, creme de taioba e chips de inhame


A associação mais próxima da taioba é com a couve, aliás finja que é couve. A taioba tem origem milenar na China e no Egito. Tem folhas maiores, mais largas e mais vistosas do que a couve, tem mais vitamina C do que a cenoura, o brócolis e o espinafre. E tem mais charme preparar um peixe com creme de taioba.


( porção individual)

ingredientes para a pescada:
200 g de filé de pescada cambucu fresca
1 banana-da-terra
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de chá de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Preparo:
Tempere os filés de pescada com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Descasque a banana-da-terra e corte-a, de comprido, em três tiras. Grelhe numa frigideira antiaderente os filés de cambucu e as tiras da banana. Depois de grelhados, coloque as tiras da banana sobre o peixe, para formar uma crosta.

ingredientes para a pupunha:
2 toletes (parte central do palmito de pupunha) crus
1 litro de água
50 ml de vinagre
30 ml de azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto

Preparo:
Cozinhe os toletes em água, com sal e vinagre, até ficarem macios. Depois, grelhe no azeite até dourar ambos os lados. Tempere com sal.

Ingredientes para o creme de taioba:
200 ml creme de leite fresco
50 ml de vinho branco seco
2 colheres de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de manteiga
100g de taioba cortada a julienne (corte tipo palito)
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Preparo:
Refogue a cebola na manteiga. Acrescente o creme de leite e o vinho branco. Deixe ferver até evaporar todo o álcool. Adicione a taioba, o sal e a pimenta-do-reino a gosto.

Ingredientes para os chips de inhame:
Inhame à vontade
Óleo de girassol

Preparo:
Descasque os inhames e corte-os em fatias bem finas. Frite-as em óleo de girassol bem quente para que fiquem crocantes como batatas chips.

Montagem do prato:
Sobre os toletes de pupunha, dispostos lado a lado, disponha a pescada de cambucu em crosta de banana-da-terra. Despeje ao redor do preparo o creme de taioba e finalize decorando com os chips de inhames.


Receita hedonista do chef Eudes Assis

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Arroz de Taioba!

Tipos de Taiobas!


Aqui, os dois tipos: a brava, com talos escuros e a parte de cima do coração terminando antes de começar o talo; e a comestível, verde mais claro, tanto o talo quanto a folha, nervuras claras, em Y e lobos que se juntam exatamente onde começa o talo (embora isto também aconteça com outras variedades bravas, mas com talos bem roxos, que é um bom parâmetro para diferenciá-las).


Texto tirado do Blog de Neide Rigo